sexta-feira, 8 de março de 2013

Desculpe os machistas, mas...


 

por Rodrigo Azevedo


Essa campanha nova da Vanish segue a linha de algumas propagandas visando o publico feminino, como as propagandas de produtos masculinos, usa o sexo oposto como atrativo, mostrando como objeto sexual, isso mesmo, mostrando o corpo, a "beleza" exterior e não o que o produto em si faz pelo (a) consumido (a), isso só aumenta mais a supervalorização da aparência, do corpo, deixando-as mais superficiais e preconceituosas (julgar sem conhecer, criar um conceito sem saber do que se trata e os motivos de ser como é). Isso faz as pessoas esquecer cada vez mais do que mais importa, o caráter, compreensão, entendimento, amizade, amor.

ISSO NÃO É UMA GENERALIZAÇÃO, as mesmas pessoas que reclamam do machismo tem esse valor distorcido com o sexo oposto e acaba seguindo a risca no dia a dia, de um lado reclama da supervalorização dos estereótipos do que é belo masculino e feminino, e por outro lado deseja o que for mais belo fisicamente e/ou financeiramente. Essa hipocrisia tem explicação, as pessoas querem sempre o “melhor” para elas, seja o mais bonito (a) ou financeiramente.

Mas porque a historia muda quando é visando a si? Quer respeito e ser visto (a) e valorizado (a) pela pessoa que é e não pela a aparência? Isso tem uma resposta, falta de maturidade, para fantasiar e querer escolher as pessoas pela aparência e não pelo caráter, não sabe o que quer da vida ainda, se quer alguém para inflar seu ego ou para amar, respeitar, cuidar e ser feliz, não se pode ter os dois, um é desejo, puro desejo, desejos passam quando conquistados, amor é algo para toda a vida, até as pessoas aprenderem essa diferença, permaneceram presas em seus estereótipos, em seus medos de ser julgadas e excluídas por conta da aparência, se aceitar sem vergonha de se olhar no espelho e aceitar os outros como são e não pelo que aparentam ser.

Não se pode culpar de tanto machismo em propagandas, na moda, filmes ou na industria musical pelos estereótipos, se eles continuam produzindo e vendendo os seus produtos como estão é porque tem quem goste e compre, essas pessoas somos nós, se essas pessoas querem que essas coisas que elas acham degradante para a imagem delas (as pessoas) elas mesmas tem de mudar a si, mudar os valores e seu conceitos pré concebidos, para assim os criadores e produtores mudar a forma de vender seus produtos.


Capanha:
http://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/dia-da-mulher-campanha-de-vanish-vira-polemica-18943/

Nenhum comentário: